Corpo da rainha Elizabeth II é sepultado em cerimônia restrita à família

Redação do Diário

Corpo da rainha Elizabeth II é sepultado em cerimônia restrita à família
Foto: @RoyalFamily (Twitter)

Multidões saíram às ruas do Reino Unido para se despedir uma última vez da rainha Elizabeth II nesta segunda (19), data de seu funeral e de seu enterro, em Londres. Os eventos marcam o fim de um longo adeus iniciado no último dia 8, quando se anunciou a morte da soberana, aos 96 anos.

O caixão foi exibido por cinco dias no Salão de Westminster, e milhares de britânicos enfrentaram filas gigantescas por uma chance de reverenciar a soberana.

Como em procissões anteriores, o caixão foi coberto por uma bandeira com o estandarte real, a Coroa Imperial do Estado e um arranjo com flores de vários jardins da realeza.

O caixão foi colocado sobre uma carruagem e escoltado por 142 marinheiros ao longo do trajeto entre o salão e a abadia de mesmo nome. Atrás dele, estavam os quatro filhos da rainha — o rei Charles e seus irmãos, Anne, Andrew e Edward. E dois dos netos de Elizabeth, os príncipes William e Harry.

Her Majesty The Queen’s coffin makes its final journey down the Long Walk to Windsor Castle for the Committal Service at St George's Chapel. pic.twitter.com/vqczfMENlM— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022

Na entrada da abadia, juntaram-se ao cortejo a rainha consorte, Camilla; a esposa de William, a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton; e mulher de Harry, a Duquesa de Sussex, Meghan Markle.

Os dois filhos mais velhos de William, o príncipe George, 9, e a princesa Charlotte, 7, também participaram, marcando a primeira vez que bisnetos de um monarca desempenharam uma função oficial em um funeral de Estado. Segundo a imprensa britânica, a decisão tem como objetivo mostrar a estabilidade da Coroa. Afinal, com a morte de Elizabeth, George se tornou o segundo na linha de sucessão. Já os filhos de Harry e Meghan, de 3 e 1 ano, não compareceram.

O caixão da rainha encontrou os cerca de 2.000 convidados para o evento, cem deles chefes de Estado, já sentados em seus lugares. A cerimônia foi liderada pelo reverendo David Hoyle, e líderes religiosos e políticos fizeram leituras, incluindo a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Também houve sermão do arcebispo de Canterbury, Justin Welby.

The funeral of Her Majesty The Queen.⚫️ https://t.co/ZR2CzDe8RO pic.twitter.com/mcYyxYChXu— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022

Às 11h58min (7h58min em Brasília), a cerimônia foi interrompida, e dois minutos de silêncio foram feitos em todo o Reino Unido. O silêncio foi respeitado inclusive pelas multidões de britânicos que optaram por assistir ao funeral em telões erguidos em locais públicos.

O enterro estava programado para às 17h30min (13h30min em Brasília). Nele, a rainha Elizabeth se juntará ao seu marido, o príncipe Philip, morto aos 99 anos no ano passado, numa das poucas cerimônias restritas à família real desde o início do período de luto oficial.

*Com informações da Folha de S. Paulo

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Enade e oportunidade Anterior

Enade e oportunidade

Petrobras anuncia redução de R$ 0,30 no diesel Próximo

Petrobras anuncia redução de R$ 0,30 no diesel

Geral