Multidões saíram às ruas do Reino Unido para se despedir uma última vez da rainha Elizabeth II nesta segunda (19), data de seu funeral e de seu enterro, em Londres. Os eventos marcam o fim de um longo adeus iniciado no último dia 8, quando se anunciou a morte da soberana, aos 96 anos.
O caixão foi exibido por cinco dias no Salão de Westminster, e milhares de britânicos enfrentaram filas gigantescas por uma chance de reverenciar a soberana.
Como em procissões anteriores, o caixão foi coberto por uma bandeira com o estandarte real, a Coroa Imperial do Estado e um arranjo com flores de vários jardins da realeza.
O caixão foi colocado sobre uma carruagem e escoltado por 142 marinheiros ao longo do trajeto entre o salão e a abadia de mesmo nome. Atrás dele, estavam os quatro filhos da rainha — o rei Charles e seus irmãos, Anne, Andrew e Edward. E dois dos netos de Elizabeth, os príncipes William e Harry.
Her Majesty The Queen’s coffin makes its final journey down the Long Walk to Windsor Castle for the Committal Service at St George's Chapel. pic.twitter.com/vqczfMENlM— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
Na entrada da abadia, juntaram-se ao cortejo a rainha consorte, Camilla; a esposa de William, a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton; e mulher de Harry, a Duquesa de Sussex, Meghan Markle.
Os dois filhos mais velhos de William, o príncipe George, 9, e a princesa Charlotte, 7, também participaram, marcando a primeira vez que bisnetos de um monarca desempenharam uma função oficial em um funeral de Estado. Segundo a imprensa britânica, a decisão tem como objetivo mostrar a estabilidade da Coroa. Afinal, com a morte de Elizabeth, George se tornou o segundo na linha de sucessão. Já os filhos de Harry e Meghan, de 3 e 1 ano, não compareceram.
O caixão da rainha encontrou os cerca de 2.000 convidados para o evento, cem deles chefes de Estado, já sentados em seus lugares. A cerimônia foi liderada pelo reverendo David Hoyle, e líderes religiosos e políticos fizeram leituras, incluindo a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Também houve sermão do arcebispo de Canterbury, Justin Welby.
The funeral of Her Majesty The Queen.⚫️ https://t.co/ZR2CzDe8RO pic.twitter.com/mcYyxYChXu— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
Às 11h58min (7h58min em Brasília), a cerimônia foi interrompida, e dois minutos de silêncio foram feitos em todo o Reino Unido. O silêncio foi respeitado inclusive pelas multidões de britânicos que optaram por assistir ao funeral em telões erguidos em locais públicos.
O enterro estava programado para às 17h30min (13h30min em Brasília). Nele, a rainha Elizabeth se juntará ao seu marido, o príncipe Philip, morto aos 99 anos no ano passado, numa das poucas cerimônias restritas à família real desde o início do período de luto oficial.
*Com informações da Folha de S. Paulo
Leia todas as notícias